sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Por que eu tenho que analisar tanto?




Às vezes me pergunto isso. Reparo em como as crianças brincam, como elas levam a vida. Crianças não analisam a vida. Elas simplesmente vivem. E são tão mais felizes que adultos... Será que o fato de adultos serem menos felizes é simplesmente por causa das responsabilidades, dos compromissos? Ou isso não será uma consequência de nós querermos ter respostas para tudo?

Não sei se isso é bom ou ruim. Eu não sei de nada.

Ninguém sabe. Tentar descobrir o propósito da vida, o propósito do mundo. Parece que não leva a nada. Acabamos não aproveitando a vida que temos. Vida que hoje em dia, parece estar toda programada desde o nosso nascimento: você nasce, estuda, passa no vestibular, entra para uma faculdade, escolhe uma profissão, casa, filhos, rotina... É assim mesmo que a vida tem que ser? Pré-programada? Não basta viver o momento? Temos que saber o futuro?

Perco grande parte do tempo de minha vida apenas para imaginar o que irá acontecer no dia seguinte. Imagino falas, situações, surpresas (que não podem ser denominadas surpresas)... E o que acontece depois? Nada.

Nada do que pensei, nada do que imaginei acontece. É um desperdício de tempo.

Não recomendo ninguém a fazer isso. É viciante. Você faz uma vez e não consegue largar.

Como poder ser prestativa, ajudar as pessoas e o meio-ambiente, como poder fazer a diferença, sendo tão indiferente como as crianças? Como fazer isso simplesmente vivendo?

Se eu experimentar talvez poderei descobrir.

8 comentários:

  1. Olá Jéssica, tudo bem? Nossa, eu nem paro mais para analizar, seja o que Deus quiser. Já bati tanto a cara na porta, que já devo tá com ela inchada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Crianças são felizes porque não tem responsabilidades grandes a seguir, que tempo bom que não volta nunca mais ,Se vc não prever o dia, se vc vive como quer, logo te internan num hospício, infelizmente é assim que acontece

    ResponderExcluir
  3. na infância, nossa ingenuidade ainda não foi negligenciada, e por isso podemos aceitar as pessoas na inocência e inocentemente... quando crescemos e somos expulsos de Neverland, tudo fica mais complicado, a vida nos exige atitudes que vão contra nosso próprio pensar. beijos de saudade!!!

    ResponderExcluir
  4. Analisando nós criamos expectativas. E é doloroso ou indignante quando elas são desfeitas. Por isso que é sempre melhor encarar tudo como eterna novidade e surpresa.

    Beijocas
    www.lizziepohlmann.com

    ResponderExcluir
  5. Jéssica
    Interessante essa sua abordagem. Eu costumo ficar olhando meu filho dormir, e percebo um sono tranqüilo e descompromissado, e sempre brinco, "isso que é saber dormir e relaxar prá valer".
    Não é só acordados que ficamos tentando moldar a vidae o nosso comportamento, nosso sono também é conturbado, interrompido e preocupado, pode perceber.
    Coisas da vida moderna e estressante.
    Um big Bj.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, JessicaLaudares, vim apresentada ela DENISE ,minha amiga de longa data, mas está sendo um enorme prazer, alias, uma boa recomendação, a dela, seus posts são muito interessantes, pessoais, existenciais, e essenciais, reflexivos, adorei!
    A vida tem que ter este sabor de descoberta, senão não seria interesssante,não teriamos motivações,
    grande abraço!
    suellymarquêz das geraes
    http://aniscomcanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua opinião sobre o que é realmente essencial para o ser humano!

    O problema em si não vejo como o pensar nos pq's...ou qando vc aprende alguma coisa nova, diferente, ou alguma surpresa acontece vc não sente prazer? Não sente aqele que a sua visão até parece q clareou?

    Então o que vejo como ruim é uma coisa que todos sofren desde pequenos, na escola, vestibular e etc. O veto ao erro!!!!!!!!!!

    Nos forçam a pensar que errar é ruim, e nunca se deve errar.

    O caminho novo não tem placa do certo ou errado. por isso o erro pode ser um caminho pro acerto, pra novidade....Pra surpresa..!!!

    Pronto , considere seu post errado que vc estará certa e se supreenderá...rsrs

    Errar não é o problema..."Os fins justificam os meio"

    ResponderExcluir

Obrigada por se expressar!