segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Viva sua vida agora!




[parg]Eu acho que a vida de adulto é mesmo muito complicada e cheia de compromissos, mas sabe que eu acho que ela é interessante o bastante ao ponto de valer a pena? Eu vejo tantas e tantas pessoas se lamentando e dizendo que queriam voltar a infância, sei lá, aproveitar melhor o que não viveu, mas pra quê? A infância realmente é uma fase linda, de aprendizado, nada de preocupações, chateações, problemas amorosos, mas e aí? Nessa fase que grande contribuição você pode dar para o mundo que não envolva apenas sentimentos bons nas pessoas? Quando digo contribuição estou me referindo ao meio científico, ao meio acadêmico, ao meio artístico, enfim, tudo que se refere a trabalho duro e estudo pesado. Pra mim a maior diferença que nós fazemos no mundo é agora, este é o momento de atitude, este é o momento de dar uma verdadeira contribuição, porque agora, pelo menos na teoria, temos mais consciência de nossa estada na Terra, de nossa existência perante toda a humanidade e o que podemos fazer para deixá-la melhor, ou não. O fato é pra quê perder tempo se lamentando por algo que já passou faz tempo e não aproveitar tudo o que temos na mão agora, todo o nosso poder de mudança?

[parg]Na infância somos cheios de limitações, além do pouco conhecimento, são várias as coisas que não podemos fazer sem autorização e isso acaba nos limitando muito. Eu lembro de algo que me deixava nervosíssima quando eu era menor que era o fato das pessoas olharem apenas a minha idade para declarar a minha maturidade e capacidade de entendimento e compreensão das coisas do mundo, isso me deixava doida porque eu sabia que apenas um número não diz o que você conhece, o que você compreende, mas sim toda a experiência que você viveu até esse mesmo número. Mas quando você é apenas uma criança ninguém ouve suas palavras, percebe que há algo atrás delas e tenta decifrá-las, quando você é criança, as pessoas acham que tudo o que você fala é superficial, é vazio, não tem nada por trás. Quando percebi isso na infância, deixei de falar. Passei a escrever. Na escrita qualquer um consegue expressar absolutamente tudo o que sente e da forma mais coerente o possível, claro que também depende da disposição e interpretação da pessoa que lê, mas é bem mais fácil ser entendido dessa forma, na escrita.
[parg]É claro que mesmo assim eu também não fui totalmente aceita, algumas pessoas não acreditaram que era eu quem escrevia os textos, mas enfim... Agora como adulta que sou, as pessoas me ouvem um pouquinho mais, não totalmente claro, já que os números de anos ainda pesam e os meus números são bem baixinhos ainda... Não que eu queira ficar mais velha rápido. O que eu queria é que as pessoas levassem isso em menos consideração. Um exemplo fantástico disso é a empresa na qual eu trabalho, que os funcionários são promovidos não por tempo de empresa, mas sim por produção, por resultados. Bem, na verdade o que eu quis dizer com esse texto todo é o seguinte: o tempo ideal, o tempo que devemos estar vivendo, é o tempo de agora. Não a infância, não a adolescência, não a meia idade, não a velhice. Mas o tempo que você está vivendo agora, seja ele qual for.

[parg]Nada de querer voltar, as possibilidades de agora são muito maiores. Porque é agora que você está vivendo, é agora que você tem o poder nas mãos. Você não tem o poder do passado, apenas do presente e é com ele que você constrói o futuro. Veja bem, o que eu mais acho interessante no filme Efeito Borboleta, é justamente o fato de um pequeno detalhe que o protagonista muda em sua vida a torna totalmente diferente, e eu acho que na vida de todos seria o mesmo, um pequeniníssimo detalhe mudaria o rumo de nossas vidas, então pra quê voltar atrás e mudar tudo o que você já conhece, tudo o que você construiu conscientemente? Você até poderia fazer outras escolhar que julgasse mais corretas do que as escolhas que fez, mas se você fizesse isso, acha que continuaria com a sabedoria que adquiriu com o seu erro? Você poderia ser uma pessoa totalmente diferente do que é, mas a probabilidade maior é de ser uma pessoa com menos sabedoria, pois não teria cometido erro algum, e é isso o que nos constrói, é isso que forma nosso caráter. Então como estamos na semana do ano novo, é esta a mensagem que eu quero deixar para todos: viva o momento. Viva ele AGORA.
[parg]Estou dizendo tudo isso porque sou uma pessoa apaixonada pela vida e não poderia ser diferente, pois ela é mesmo maravilhosa, tudo o que acontece, acontece no momento certo, na hora que deveria acontecer, como se ela já estivesse definida, mas na verdade quem a guia somos nós mesmos. Depende de nós sermos bons guias e traçarmos os caminhos certos.
Abraços.

8 comentários:

  1. Também tenho uma angústia grande em ver o quanto de gente cisma em se angustiar pelo passado e depositar outro tanto de energia num futuro, passando pelo presente apenas pra ganhar uma presença na pauta e não ser reprovado.
    Realidade já! Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Só temos uma chance de viver ... só teremos uma vida ... reclamar do que? para que?
    Não podemos perder 1 segundo se quer ... o tempo é implacável

    ResponderExcluir
  3. Um texto realmente muito bom!
    Quando crianças, não vemos a hora de ser adultor, e quando adultos queremos voltar!
    Porém tudo tem seu tempo, temo que viver o agora!
    Parabéns pelo blog!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ôi Jéssica!
    O presente deve ser vivido como você falou.
    Concordo plenamente. é por isso que ele chama-se "presente"
    Um belo texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Belissimo seu blog,,,obrigado pela sua visita,,,um otimo final de semana,,,volte sempre que desejar...super beijo.

    ResponderExcluir
  6. Jéssica

    Boa tarde

    Estou retribuindo sua visita, e muito feliz em estabelecer esse novo contato, que espero se transforme em mais um laço fraterno que tenho com outros tantos companheiros de viagem virtual.

    Essa questão do tempo, e do "arrependiemnto", do não viver hoje e carregar o "ontem" como se fosse um saco de batatas, é realmente um problema, uma dificuldade que muito de nós possuem, as vezes, por longo periodo da vida.

    Olho para o passado, como uma forma de me garantir um presente mais equilibrado e um futuro mais iluminado.

    Te convido a conhecer os demais blogs do BONDe. Seu link está sendo adicionado no 007ConeXão.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Beijo carinhoso de otimo sabado pra ti querida,,,,muita poesia e otimos sentimentos....

    ResponderExcluir

Obrigada por se expressar!