terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eleições: A importância do voto nulo


dddHoje neste tópico eu gostaria de falar sobre algo que faz muita diferença em nossas vidas do jeito que ela é estruturada atualmente, através de uma forma de governo republicana. E digo republicana apenas, e não democrática, porque democracia não existe neste país de manipulações e lavagens cerebrais políticas. No entanto, o meu foco principal não é como o país é governado. Na verdade quero falar sobre uma opção em nosso sistema eleitoral, que é a opção de votar nulo. A maioria dos brasileiros nem sabem as implicações de um tipo de voto como esse, assim acreditando que votar em qualquer candidato (às vezes, caracterizados como "o menos pior"), é melhor do que votar nulo, pois nesse caso estariam desperdiçando voto. Na realidade, não é bem assim. O voto nulo significa que você, cidadão, não aprova nenhum dos candidatos disponíveis para se elegerem e exige uma nova eleição com outros candidatos em que você possa votar. Se não me engano, a lei diz que se uma quantidade igual ou superior a 50% dos eleitores votarem nulo, as eleições são canceladas e é obrigatório que se providencie outra eleição dentro de um período específico. E vejam bem, NULO não é a mesma coisa que BRANCO. O voto em branco vai para o candidato que houver ganhado o último turno, na minha opinião até, é dizer que simplesmente não liga para quem for governar o país, qualquer um que estiver na frente serve. Ao contrário do voto nulo, porque nele você diz que não aprova os candidatos disponíveis e muito menos quer ser liderado por algum deles. É mostrar a sua INCONFORMIDADE com a política brasileira, exigindo o seu direito de escolher o melhor para este país. Estou dizendo isto porque vejo que há várias pessoas que estão bastante insatisfeitas com os candidatos que tentarão se eleger este ano, e peço para que essas pessoas não façam igual a grande parte das pessoas que estão na mesma situação e votem em qualquer candidato ou em um candidato que sabem que não tem chances de ganhar, mas sim digitem 00 na urna e mostrem a sua insatisfação na prática. Votar em alguém em que você não acredita é CONFORMISMO, isso sim é desperdiçar voto. Acreditar que votar nulo não vai fazer nenhuma diferença é a mesma coisa de acreditar que o seu voto não vale nada diante de todos os eleitores do Brasil. A verdade não é essa, e sabemos bem isto. Caso contrário, não haveria tantas discussões em torno de quem devemos votar. Se todos nós mostrarmos nossa desaprovação, talvez haja alguma diferença. É no que eu acredito. Salientando que, isto que estou escrevendo é apenas uma informação para quem NÃO TEM em quem votar este ano. Se você tem algum candidato, só peço para que pesquise sobre a vida política dele, sobre seus feitos etc E seja feliz em sua escolha. Cada um tem a sua opinião sobre os candidatos e todos devemos respeitá-la.
Novamente, é nisto que eu acredito.
E vocês em que acreditam?


4 comentários:

  1. Olá Jéssica, saudade de você. Sinceramente, não acredito mais em político algum. Sinto tanto dizer isso pra você, que é tão jovem. Mas essa é a minha resposta. Lamentavelmente , temos que exercer a nossa cidadania e votar, sem dúvida, é uma maneira de exercê-la. O conselho que te dou é observar o lastro de vida do político candidato, número de projetos aprsentados em favor do povo e a plataforma que ele (o candidato) apresenta. É por aí...

    Tem um prêmio pra você no Renascendo. Aliás, dois, tá bom?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Axei muito interessante o que a Lau disse sobre exercermos a cidadania...E junto isso com a farsa da Democracia em sí, não só no Brasil, mas sim, como uma forma de governo contraditória e negligente.

    Mas se quisermos fazer valer a nós mesmo e contribuir para a nossa sociedade, um bom começo é exercermos o nosso maior poder, o econômico, como consumidores mais conscientes, seletivos e responsáveis.

    Essa é uma boa maneira de montarmos nossa cidade, sendo ou não mercado para empresas que nos traram realmente benefícios e comprometimento ético nos seus serviços prestados a nós.

    Quanto ao voto...A Heloísa ta ai...uma nova candidata a se conhecer melhor..

    Abraçao ..tchau

    ResponderExcluir
  3. a idéia do voto nulo é demonstrar a nossa indignação, demonstrar o quanto respeito merecemos. a democracia não é feita da forma que temos, apenas escolhendo quem diz sim ou não. o nosso voto vale apenas para a escolha do candidato, que é imposto pela mídia, e não para as leis que nos regem. não possuímos poder e nem voz diante do governo do país. você não tem o direito de escolher suas leis. você não tem direito de dizer o que realmente quer, o que realmente precisa. precisamos reafirmar nossas posições, abrir nossos olhos. o que vive lá não sabe dos problemas que passamos aqui e assim por toda a vida. alguma coisa deve mudar e a mudança não está nos 'candidatos principais' (coisa que não deveria existir), e nem nos intermediários. sem o nosso voto em falsos 'líderes governantes' (o que é totalmente anti democracia)eles não são nada!
    -apenas minha opinião-

    ResponderExcluir
  4. Olá JÉSSICA, ESTAVA LENDO SEU ARTIGO, ACHEI INTERESSANTE ALGUNS PONTOS,E COMO ESTAMOS AÍ PRONTOS PARA VOTAR NOVAMENTE SÓ QUERIA ESCLARECER QUE APESAR DE POLITICAMENTE EU VER O VOTO NULO COMO UM PROTESTO, NÃO EXISTE EM NOSSA CONSTITUIÇÃO OU LEI ELEITORAL ARTIGO ALGUM QUE FALE SOBRE A REALIZAÇÃO DE NOVA ELEIÇÃO E COM CANDIDATOS DIFERENTES DAQUELES DO PRIMEIRO PLEITO CASO HAJA 50% MAIS UM VOTO NULO. NA VERDADE TRATA-SE DE NULIDADE DE VOTOS O QUE NÃO É A MESMA COISA QUE "VOTO NULO", NULIDADE SIGNIFICA VOTOS INVÁLIDOS, OU SEJA, QUE POR ALGUM MOTIVO FORAM FRAUDADOS E NÃO COMO OPÇÃO DO ELEITOR. PORTANTO APESAR DE DEMOSTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO AINDA NÃO É POSSÍVEL ELIMINAR AS FIGURINHAS DE SEMPRE NAS ELEIÇÕES... EXCETO EDUCANDO MELHOR NOSSA SOCIEDADE E FAZENDO COM QUE ENTENDAM COMO ESCOLHER MELHOR SEUS REPRESENTANTE...
    RAMONBISPO@TERRA.COM.BR

    ResponderExcluir

Obrigada por se expressar!