domingo, 18 de janeiro de 2009

A série Crepúsculo


[pafdo] O último fenômeno “teen” das telas de cinema e dos livros vem trazendo discussões adversas sobre o motivo de tanto sucesso. Alguns elogiam, usando como justificativa o “ímã” que faz com que o leitor se prenda a história do início ao fim, outros criticam, dizendo que é apenas mais uma febre do mundo jovem que logo irá se dissipar. O fato é que o sucesso desta história de amor com vampiros é incontestável. Mas o que justifica este sucesso?
[pádfo] A paixão de um vampiro por algum humano não é nenhuma novidade para o cinema. Na verdade, a maioria dos filmes que envolvem vampiros possui um dilema como este. Exemplos são Anjos da Noite, A rainha dos condenados etc A diferença, porém, é que nestes filmes nunca o amor entre ambos era o assunto principal. Este dilema era algo mais secundário. Em Crepúsculo, é o tema principal e mais contagiante. Mas é por isso que ele obteve tamanha aceitação? Pode até ser, mas nunca seria o único motivo. Outro aspecto no romance que é incontestável é a veracidade das características das personagens presentes no mesmo. Tão reais que há momentos em que o leitor se esquece que a narrativa é mera ficção. Alguns fãs se envolvem tanto, que acabam se interessando e acreditando realmente na existência de vampiros com as características do livro. As garotas são as que mais se interessam, principalmente porque um dos personagens centrais, Edward Cullen, um vampiro apaixonado, é um jovem romântico e que faz de tudo para agradar sua amada, espécie de jovem que está claramente em extinção. É aí que, em minha opinião, está a fórmula que justifica o assombroso sucesso do livro.
[dpáfo] Não é novidade para ninguém que as últimas gerações perderam quase que totalmente o seu romantismo. Isto está claro em tudo que há ao nosso redor: na atitude juvenil, cada vez mais agressiva e superficial, nas telas de cinema, que exibem cada vez mais comédias fúteis de humor negro, e nos programas de televisão, que também cada vez mais estão adquirindo valor cultural totalmente desprezível. O mundo está se tornando vulgar e obsceno. As pessoas agem mais por conveniência do que por qualquer outra coisa, desprezando os sentimentos e o interior das pessoas ao redor. Resultado disso? Alienação e desespero. Os jovens procuram, mesmo que inconscientemente, sentido no mundo e nas pessoas. E não há nada que faz mais sentido no mundo que o amor. O amor é, sem dúvida, o sentimento mais nobre desse planeta. Pode ser um pouco difícil achar-lo nos homens. Mas neste livro, é o tema central. Todas as ações dos protagonistas são movidas pelo amor. E é o que os jovens mais precisam no momento! Qual foi a última vez em que um filme que envolvia tanto romance foi sucesso de bilheteria? As produções que dão boa margem de lucro hoje em dia são de super-heróis, de guerras nucleares, de agentes secretos. Mas não de amor. E é isso que estamos procurando sentir, em uma busca cega e desesperada.
[pdarfo] Se o amor dos protagonistas não fosse tão intenso e puro, nunca haveria sucesso. Isto é muito raro no momento já que estamos na triste época do prazer instantâneo e unicamente físico. O prazer espiritual é o que ninguém mais se esforça em obter, e ironicamente, o que mais necessitamos e queremos. Se não tivéssemos em tempo tão precário, duvido muito que haveria tanto sucesso do livro, já que seria apenas uma história simples e de um amor comum. Mas infelizmente, não é.
[pdáfo] A mistura do tom descontraído e a vitalidade dos personagens adolescentes no romance, garantem a popularidade entre o público juvenil. Depois, é apenas observar o sentimento e o apelo por ele presente na narração, que o leitor saberá a causa de, em todas as idades, ele está sendo tão bem recebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por se expressar!